terça, 23 de abril de 2024
Finanças para jovensCOLUNA

Finanças para jovens

Larissa Brioso

Educadora Financeira na Mobills

Como se organizar para economizar no supermercado

Gastos com alimentação podem representar boa parte do nosso orçamento. Por isso, entender como economizar no supermercado é tão importante

24 fevereiro 2022 - 17h18
Como se organizar para economizar no supermercado

Os gastos com alimentação podem representar boa parte do nosso orçamento financeiro. Por isso, entender como economizar no supermercado, por exemplo, é tão importante. Afinal, reduzir gastos e aumentar renda são duas das principais formas de conseguir aumentar o patrimônio. Então, se você quer saber como se organizar para reduzir gastos com supermercado, confira algumas dicas:

Verifique o que está sobrando

O primeiro passo para se organizar para fazer compras no supermercado consiste em analisar o que ainda tem de mantimentos e outros produtos necessários. Isso é bastante útil porque evita gastos extras com aquilo que já possui e ainda ajuda a reduzir o desperdício de alimentos.

Esse momento de reflexão que antecede a criação da lista de compras pode te ajudar ainda a entender o quanto precisa de fato de cada produto, tendo em vista que alguns itens sobraram entre um período e outro.

Faça uma lista de compras

Agora que você já sabe o que ainda tem, é hora de listar o que precisa. Para isso, é necessário entender quantos dias os alimentos deverão durar, se uma semana, quinze dias, um mês, ou outro período que seja mais conveniente. 

Mantimentos de maior durabilidade podem ser comprados para o mês, ajudando assim a economizar tempo e dinheiro nas idas ao supermercado. Frutas e verduras, por exemplo, que possuem menor durabilidade, podem ser compradas a cada quinze dias, lembrando de dar preferência ao consumo daqueles produtos que estragam mais rápido ou mesmo optando por comprar aqueles que irão durar mais, para evitar muitas idas às compras.

Liste tudo o que irá consumir no prazo definido, coloque quantidade, e preços se possível. Caso não saiba o valor exato, tente estimar um preço ou busque no site ou rede social do mercadinho. Após isso, reflita se é o suficiente e se está exagerando nos itens. Ao fazer listas você garante um melhor direcionamento nas compras, evitando também gastar com produtos desnecessários ou desperdiçar.

Acompanhe as promoções

Geralmente os supermercados fazem promoções para grupos de alimentos, como carnes, frutas e verduras, e mais. Então, siga o perfil dos seus supermercados favoritos e fique atento às promoções para conseguir reduzir o valor da sua lista de compras. Com isso em mente, vale a pena deixar a lista separada por categorias, facilitando ainda mais quando for escolher os produtos.

Uma outra excelente alternativa é comprar em atacado, caso necessite de muitas quantidades de um mesmo produto. Além disso, é possível conseguir descontos utilizando um cartão de crédito de supermercado quando compra em sua rede.

Se alimente antes de ir ao supermercado

Pequenos gastos podem pesar no bolso no fim do mês. Sabendo disso, busque poupar dinheiro em uma simples ida ao supermercado. Se alimente antes de sair de casa e compre apenas o que mapeou na sua lista.

Isso não significa que não poderá comprar itens que deseja, como doces ou massas para fazer em casa. Com planejamento tudo é possível. Mas, se o seu objetivo é economizar, pode fazer mais sentido fazer um lanche caseiro do que comprar em outro local.

Teste marcas alternativas

O mais conhecido ou o mais caro nem sempre é o melhor. Logo, quando pensamos em compras do dia a dia, podemos experimentar marcas alternativas, ou seja, menos conhecidas e com valores mais atrativos. É assim também que conhecemos os produtos com o melhor custo benefício.

Tente comprar pelo menos uma quantidade de um produto que ainda não conhece para testar e ver se vale a pena, para o seu gosto e orçamento.

Verifique os preços e nota fiscal

Ao comprar um produto na promoção, verifique se o mesmo está com o valor correto, ou se você está pagando acima do preço. Além disso, é interessante olhar a nota ou cupom fiscal disponibilizado ao final da compra, em especial quando compra muitos produtos e em grande quantidade, pois é bastante comum passarem uma maior quantidade de determinados itens ou mesmo o preço cobrado ser bem maior do que aquele informado na prateleira.

Caso perceba que está pagando mais do que deveria, fale com o Operador de Caixa do supermercado que lhe atendeu ou busque falar com o gerente para conseguir o seu dinheiro excedente de volta. No primeiro momento pode parecer pouco, mas, somando todas as compras, pode ser um valor muito significativo.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.