sexta, 19 de abril de 2024
Finanças para jovensCOLUNA

Finanças para jovens

Larissa Brioso

Educadora Financeira na Mobills

5 dicas para investir dinheiro mesmo ganhando pouco

Aprenda a minimizar os riscos com aplicações financeiras a partir de R$ 1

20 janeiro 2022 - 13h47
5 dicas para investir dinheiro mesmo ganhando pouco

Investir dinheiro é a melhor forma de conservar e aumentar o patrimônio. Isso porque, graças aos poder dos juros compostos, é possível conseguir um retorno financeiro a fim de compensar a espera de deixar o dinheiro investido. Ou seja, ao fazer aplicações financeiras, você é remunerado por isso.

Todavia, vale ressaltar que, dependendo do tipo de investimento, é possível também ter uma desvalorização do valor aplicado. Mas, investindo de forma inteligente, conseguimos minimizar os riscos dos ativos. E o melhor de tudo, você pode investir mesmo ganhando pouco, pois existem aplicações seguras com aporte inicial de apenas R$1,00. 

Veja algumas dicas que podem te ajudar a valorizar mais o seu dinheiro:

Tenha objetivos

Se você ganha pouco e não consegue direcionar grandes aportes para os seus investimentos, precisa, pelo menos, ter objetivos muito claros. Assim, conseguirá definir uma estratégia mais direcionada para valorizar os aportes e não apenas conservá-los.

O ideal é que você tenha objetivos e metas para diferentes áreas da vida e com prazos de realização diferentes. No caso dos objetivos financeiros, é importante considerar primeiro uma reserva de emergência, caso não tenha uma ainda. De maneira simples, essa reserva deve te ajudar a suprir seus gastos em categorias essenciais por pelo menos 6 meses, em caso de imprevistos.

Em seguida, é preciso considerar outros objetivos de médio prazo, como um intercâmbio, a compra de um computador de última geração, uma casa ou um carro novo. Já para o longo prazo, temos a aposentadoria e a independência financeira que pedem por uma diversificação maior da carteira de investimentos.

Defina um orçamento

Com os objetivos bem claros e tendo conhecimento de como gasta seu dinheiro, é hora de entender o quanto cada tipo de despesa impacta o seu bolso e o quanto consegue direcionar para fazer aplicações financeiras. Uma forma de conhecer isso consiste em listar e categorizar despesas em um aplicativo de controle financeiro, papel ou planilha. Assim, ao acompanhar um mês de gastos categorizados, por exemplo, será possível saber quanto gastou e como gastou o que recebeu no período.

Tendo isso como base, o ideal é refletir sobre o que de fato é necessário e como pode utilizar a renda de maneira inteligente, definindo então, um teto de gastos para cada categoria e subcategoria de despesa, como alimentação e supermercado. Desse modo, será mais fácil acompanhar os gastos e se responsabilizar em não exceder as metas para garantir sempre um saldo positivo no mês para aumentar a quantia investida.

Pague-se primeiro

Imprevistos acontecem e sempre teremos desejos de compras ou visitaremos sites ou lugares que incentivam o consumo. Sabendo disso, ao invés de deixar para investir no final do mês, pague-se primeiro logo após receber sua principal fonte de renda. Afinal, você já definiu uma meta de poupança para investimentos no seu orçamento. Portanto, não tem motivos para ficar adiando suas aplicações.

Dessa forma, as chances de utilizar o dinheiro para outros fins reduz bastante. Além disso, ter uma reserva financeira para oportunidades e imprevistos pode ajudar também. Mas, se está ainda no começo da sua vida como poupador e investidor, é preciso garantir que vai poupar a quantia definida e economizar em outras áreas para ter sempre dinheiro em conta.

Escolha seu investimento

Quando o assunto é investir com pouco dinheiro, é preciso saber escolher os investimentos certos e que permitam pelo menos a preservação do valor do dinheiro no tempo, ou seja, com rentabilidade igual ou superior à inflação. Sendo assim, analise dentre as opções disponíveis quais permitem o aporte que deseja fazer mensalmente, se estão alinhadas com seus objetivos e perfil de investidor, e se têm uma rentabilidade interessante.

Em boas plataformas de investimentos você irá encontrar uma grande diversidade de ativos com valor de investimento baixo, da renda fixa até a variável, indo dos Certificados de Depósitos Bancário (CDBs) a ações. Mas, lembre-se de considerar sempre o seu perfil de risco, realidade financeira e metas, na hora de investir dinheiro.

Estude sobre investimentos

É possível sim investir dinheiro mesmo ganhando pouco e sem experiência no assunto. Contudo, para fazer melhores investimentos é necessário estudar sobre o tema e ir colocando em prática o que é aprendido.

Nesse sentido, conciliando os estudos com a frequência nas aplicações, podemos esperar uma vida financeira mais tranquila com um bom patrimônio acumulado.

Então, busque sites confiáveis que falam sobre investimentos, tire um tempo para ler artigos de Blogs de finanças para quem deseja organizar a vida financeira, e cursos para quem quer investir melhor.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.