terça, 23 de abril de 2024
Fundos de investimentoCOLUNA

Fundos de investimento

Jorge Augusto Saab

Sócio da Amazônia Capital.

Cenário atual traz boas oportunidades para investidores disciplinados e pacientes

No atual momento, há a combinação das ações caindo a níveis de preços descontados e a volatilidade implícita das opções galopando para cima.

30 outubro 2020 - 14h08
Cenário atual traz boas oportunidades para investidores disciplinados e pacientes

Que os mercados (internacionais e local) andam estressados, não é mais novidade para ninguém. Por aqui, nosso Índice Bovespa caiu quase 8% em apenas 6 pregões.

Motivos sempre existem, e aqui nem me proporei a falar deles, mas sim de colocar em contexto a estratégia de covered calls (pilar do fundo multimercado Amazônia Enhanced Income), sobre a qual falei no meu último artigo para a Spacemoney.

Em momentos como o atual, temos a combinação das ações caindo a níveis de preços descontados (baratas vis-à-vis seus fundamentos, geração de caixa, lucros etc.) e a volatilidade implícita das opções galopando para cima.

De forma didática, a volatilidade implícita na precificação de opção é o quanto de “turbulência” o mercado está esperando à frente. Quanto maior for a turbulência de preços esperada, maior a volatilidade e, por conseguinte, maior o preço da opção.

Quanto maior for o preço da opção, maiores serão os dois principais indicadores das operações que realizamos: tanto a proteção a perdas quanto o retorno potencial. Explico: estamos recebendo um prêmio maior pelas opções que lançamos, que embutem um maior time value – valor do qual nos apropriaremos ao longo da vida da opção. Assim, maiores serão o colchão para o caso de queda da ação e o retorno potencial na alta ou estabilidade.

A isso se soma o fato de as ações estarem em patamares descontados, ou seja, fundamentalmente também estamos mais “protegidos”, pagando menos pelos negócios de qualidade - que sempre são nosso foco.

Descontadas, mas com fundamentos

Cito como primeiro exemplo a Rumo, empresa de logística com uma coleção de qualidades e vantagens competitivas. Temos montado operações de covered call em Rumo “vendendo volatilidade” na casa dos 40%. Para comparar, a volatilidade média do Ibovespa costuma girar ao redor dos 25%. Uma distorção, afinal trata-se de uma empresa com um fluxo de caixa sólido, previsível e imune à pandemia.

Outro exemplo real do nosso fundo é o de BR Malls. Apesar de todas as dificuldades, a ação está descontadíssima (praticamente na mínima do ano) diante dos seus fundamentos. Temos lançado opções com “vol” na casa dos 50%, que mal chegava a 40% poucos dias atrás. Mais uma empresa que nos oferece a segurança do seu parrudo fluxo de caixa a um preço descontadíssimo, ao mesmo tempo em que vendemos caro uma volatilidade futura que achamos superestimada.

Nesse sentido, vemos o contexto atual como uma oportunidade. Ainda que as nuvens carregadas pareçam indicar o contrário, o que enxergamos a partir do momento e preços atuais é uma queda substancial do risco envolvido e um aumento do retorno potencial. Para o investidor disciplinado e paciente, bom mesmo está agora!

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Leia mais artigos de Jorge Augusto Saab:

Opções de compra e venda geram interesse, mas é preciso cuidado

História mostra riscos de excessiva concentração na carteira de investimentos