sexta, 19 de abril de 2024
Jornada ProfissionalCOLUNA

Jornada Profissional

Fernando dos Reis

Gestor de equipes de alta performance há mais de 25 anos com foco no desenvolvimento de carreiras, gestão e negócios em multinacionais. Possui Mestrado em Materiais pelo IPEN / USP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, formação em Professional and Personal Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, e Mastercoach Integral Sistêmica pela Febracis.

Qual é a sua média?

Um pilar da metanóia são as pessoas que você convive

03 agosto 2022 - 15h10
Qual é a sua média?

Na semana passada falamos sobre a metanoia profissional e os seus pilares. Certamente mudar a forma de pensar profissionalmente é um exercício diário. Precisamos considerar que sempre estamos em evolução.

Um pilar da metanóia são as pessoas que você convive. Jim Rohn foi um empreendedor, autor e palestrante motivacional americano sempre reforçava que "Você é a média das cinco pessoas com as quais passa maior parte do seu tempo". Eu sempre me pergunto quais são as pessoas que mais tenho contato, e percebo claramente a absorção de comportamentos como se fosse um processo de osmose.

Talvez você se recorde de algum amigo que o convívio contigo altera vícios de linguagens e até sotaque. Esse é o poder de influenciar e ser influenciado. A verdade é que sempre estamos influenciando e recebendo influência a cada minuto.

A primeira vez que ouvi essa frase, observei quantas pessoas ao meu redor possuíam comportamentos similares ao meu. Percebi o quanto estava reclamando e criticando pessoas, e várias pessoas que trocavam de experiência diariamente tinham esse perfil. Intencionalmente escolhi quais eram as novas pessoas que gostaria de ter minha média influenciada.

Após anos, em uma imersão de negócios aprendi que as pessoas corretas contribuem para novas percepções. Isso ocorre porque vamos absorvendo as crenças e verdades de quem convivemos. O quão importante é conviver com profissionais que sobem o seu teto.

Por vezes limitamos o nosso crescimento por limitar o máximo que podemos alcançar. O convívio com quem possui tetos mais altos nos ensina que podemos ir além do que pensávamos.

Em 2017 ouvi um grande empresário brasileiro contar que estava feliz com o resultado de sua empresa, e ao conversar com o presidente de uma grande emissora de televisão foi questionado quais seriam as ações necessárias para incluir ao menos um zero a mais no faturamento. Isso equivale a aumentar a sua empresa no mínimo dez vezes.

Após alguns anos, esse empresário cresceu e vendeu sua empresa na casa de bilhões, e isso equivalia ao crescimento de dez vezes estimado na conversa de anos atrás.

Se essa conversa não tivesse existido provavelmente a empresa cresceria, mas não seria na proporção que se desenvolveu. Obviamente o resultado não foi apenas por ter potencializado o limite do que era possível, mas devido a muitas ações e trabalhos envolvidos.

Olhe ao seu redor, quem são as pessoas com quem mais convive? Como elas te influenciam, e como você as influencia? Então, te pergunto qual é a sua média?

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

___________________

Acompanhe Fernando dos Reis 
Site: www.jornadadinamica.com
Linkedin: www.linkedin.com/in/femoraisreis