domingo, 26 de junho de 2022
[OGF - VIP - SPACENOW DESKTOP]
Jornada ProfissionalCOLUNA

Jornada Profissional

Fernando dos Reis

Gestor de equipes de alta performance há mais de 25 anos com foco no desenvolvimento de carreiras, gestão e negócios em multinacionais. Possui Mestrado em Materiais pelo IPEN / USP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, formação em Professional and Personal Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, e Mastercoach Integral Sistêmica pela Febracis.

Comportamentos profissionais congruentes com um novo modelo de sociedade

Quanto realmente investimos, corrigimos e focamos o nosso dia a dia para promover as demandas de um novo conceito de trabalho? Como se comporta com isso?

21 junho 2022 - 12h50
Comportamentos profissionais congruentes com um novo modelo de sociedade

Durante essa semana tive a oportunidade de aprimorar pontos importantes para o futuro das carreiras e profissionais participando da 2ª Conferência Global de Sociedade 5.0. Neste evento foram discutidos modelos de uma economia orientada para a tecnologia a serviço da sociedade e do ser humano.

Ocorreram dois pontos que gostaria de compartilhar como parte da reflexão sobre carreiras. Na palestra de abertura questionei sobre quais seriam as habilidades interpessoais necessárias para os novos profissionais e fiquei encantado com a resposta. No segundo dia de conferência a palestra principal foi sobre modelos econômicos, seus benefícios e propostas de implementação no futuro.

[OGF - VIP -  SQUARE DETALHE POST 300X 250]

Em ambos os casos a resposta falava muito mais em como incluir o contrário no centro da discussão do que referente ao processo de mercado. A frase que marcou foi: “Visões opostas do mundo não são excludentes, pois podemos ser uma sociedade de um e outro, ao invés de um outro”. 

Como isso reflete em nossas carreiras? A percepção que precisamos nos preparar para lidar com o diferente, que necessitamos desenvolver a visão de incluir a diversidade no centro de nossas habilidades e atitudes reforçaram a minha crença sobre o conceito de time.

[OGF - VIP -  SQUARE DETALHE POST 300X 250 - TESTE A/B - 22-6-2022]

Ao desenvolver times percebo que os melhores líderes são aqueles que conseguem criar pontes ao invés de muros, e por isso conectam visões distintas de mundo em prol do mesmo objetivo de resultado. Colocar na mesa pessoas com percepções distintas de comprometimento, certo e errado, do que deve ser feito entre outros… requer muita energia para conseguir criar um fluxo saudável de construção de ideias e propostas.

Muitas vezes o óbvio deve ser dito, e por isso de maneira simples preciso compartilhar que os profissionais mais disputados são, e continuarão sendo, aqueles hábeis em criar senso de time e pertencimento respeitando a individualidade de cada membro de sua equipe. Isso não significa deixar solto ou sem regras e cobranças, provavelmente isso seria uma visão pueril do tema. Com a tendência de novas habilidades necessárias, a reflexão sobre desenvolvimento de carreira é pertinente e necessária. 

Ao avaliar as suas decisões e movimentos de crescimento na carreira, como é a sua percepção do contrário? Qual é a sua reação ao ter uma ideia diferente no time? Como você reduz possíveis conflitos ao ter um dos membros com perfil de comportamento diferente dos demais participantes? Podemos avançar um pouco mais? Se você olhar as suas respostas, elas realmente refletem os seus atos? Por vezes é importante perguntarmos se o que eu falo tem o mesmo reflexo do que eu faço. Não basta falar em criar pontes, em incluir e diversificar. Esse conceito deve ser parte de nossas atitudes e comportamentos.

A grande pergunta não é se atualmente você possui os comportamentos necessários para gerar inclusão e diversidade. A questão é o quanto realmente investimos, corrigimos e focamos o nosso dia a dia para promover as demandas de um novo conceito de trabalho. E você, como se comporta com isso?

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content