terça, 23 de abril de 2024
Finanças em famíliaCOLUNA

Finanças em família

Carol Stange

Educadora em finanças pessoais e criadora da marca “Como enriquecer seu Filho”.

Quatro dicas para usar o 13º salário sem deixar de lado a inteligência financeira!

Essa é uma excelente oportunidade para colocar as finanças em dia, começar a construir sua carteira de investimentos e, ainda, se presentear e presentear seus queridos

01 novembro 2021 - 13h11
Quatro dicas para usar o 13º salário sem deixar de lado a inteligência financeira!

A criação do 13º salário é carregada de polêmicas e, diz a lenda, antes da sua institucionalização já era comum as empresas concederem bonificações de Natal como prêmio aos bons funcionários. Isso ainda na década de 1940. 
 
Oficialmente, o décimo terceiro (“Gratificação de Natal aos Trabalhadores”) foi instituído pela Lei 4.090, de 13/07/1962, que garante que todo trabalhador formal, com carteira assinada, receba o correspondente a 1/12 de remuneração a mais, por cada mês trabalhado — ou seja, 1 salário extra por ano. Atualmente, esse benefício é garantido pela Constituição Federal. 
 
O 13º salário é um grande propulsor da economia, aquecendo as vendas de final de ano e movimentando bilhões de reais. Se parte desse seu salário extra é usado com compras, está tudo certo. Sim, isso mesmo. Dinheiro é um meio que nos garante mais conforto, praticidade, segurança, e por que não, uma das formas mais reconhecidas de demonstrar carinho e apreço, o presente. 
 
Mas, se todo o seu 13º faz parte desse volume imenso de reais destinado para as compras de final de ano, algo precisa ser revisto. 
 
Como eu desejo que você conquiste uma vida financeira sólida, fiz esse texto especialmente para te mostrar as melhores formas de usar desse benefício sem que seus momentos de alegria financeira sejam tão fugazes quanto os fogos de réveillon. 
 
Vamos partir para as dicas valiosas para aproveitar da melhor forma esse dinheiro extra?
 
Aproveite para sair das dívidas
 
Final de ano também significa feirões "Limpa Nome", organizados por instituições bancárias e financeiras para a quitação de dívidas. Esses feirões costumam ser excelentes oportunidades para quem carregou pesados boletos, carnês e faturas durante os últimos meses e gostaria de entrar no próximo ano livre, sem estar devendo no mercado. 
 
Se a sua dúvida estiver entre "quitar as dívidas ou começar a investir", preste atenção nos juros cobrados das dívidas versus os juros a serem recebidos nos investimentos. Via de regra, a comparação não é justa (a não ser para o credor da dívida).
 
Elimine as despesas de início de ano
 
Já pensou como seria bom entrar nos primeiros meses do ano sem diversas prestações como as do IPTU, IPVA, matrícula e material escolar? E, ainda, garantindo desconto em cada um desses pagamentos porque conseguiu pagá-los à vista ou parcelando o menor valor possível? Um sonho, não é? Mas um sonho possível. 
 
Poupar uma parte do 13º salário para essas despesas cruéis de início de ano é uma boa estratégia para deixar mais leve esse novo ciclo financeiro que se inicia. 
 
Pense com carinho na sua Reserva Financeira
 
Essencial na vida de todos nós, a Reserva Financeira é como chamamos o montante correspondente, em geral, a 6 a 12 meses de despesas mensais. Essa Reserva nos protege de possíveis endividamentos e pagamentos de juros abusivos causados, principalmente, por imprevistos financeiros. 
 
Títulos Públicos do Tesouro Selic, Fundos DI de taxa zero e CDBs de liquidez diária rendendo pelo menos 100% do CDI cumprem bem essa função.
 
Que tal diversificar um pouco mais?
 
Não há dívidas no caminho, as despesas de início de ano já estão previstas e dentro do orçamento, e a Reserva Financeira já está constituída? Pois há a chance incrível de fazer o 13º (ou parte dele) trabalhar para você por meio de investimentos um pouquinho mais arrojados. 
 
Lembre que conhecer o seu perfil de investidor é o passo mais importante da sua caminhada pelo mundo dos investimentos. E não se preocupe, os bancos e corretoras fazem esse mapeamento para você no início de todo o processo. 
 
O 13º salário é uma excelente oportunidade para colocar as finanças em dia, começar a construir sua carteira de investimentos e ainda, se presentear e presentear seus queridos.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.