quarta, 24 de abril de 2024
Finanças em famíliaCOLUNA

Finanças em família

Carol Stange

Educadora em finanças pessoais e criadora da marca “Como enriquecer seu Filho”.

Presentes alternativos para crianças: preço e valor são coisas diferentes

É o valor que faz do momento de presentear algo único e especial, capaz de aquecer os corações de quem recebe e de quem presenteia.

23 dezembro 2020 - 16h13
Presentes alternativos para crianças: preço e valor são coisas diferentes

Presentear é uma das linguagens do amor, como tão bem elucidado por Gary Chapman em "As 5 linguagens do amor", mas temos um ponto importante dentro da educação financeira infantil para prestarmos atenção: presentes precisam ter valor, e não apenas preço.
 
Preço e valor são coisas diferentes. Enquanto o primeiro se baseia em dados palpáveis, que podem ser facilmente calculados, o segundo é reflexo de uma análise abstrata e relativa. Nem tudo que é caro tem valor, e nem tudo que tem valor custa caro. É o valor que faz do momento de presentear algo único e especial, capaz de aquecer os corações de quem recebe e de quem presenteia.
 
Pensando em trazer esse tema para a educação financeira infantil da vida real, separei algumas ideias de presentes de alto valor e baixo preço para ajudar os pais que não podem, ou não querem, nesse momento, gastar grandes quantias de dinheiro para os presentes de final de ano.
 
1. Pílulas de Amor

Recadinhos amorosos a qualquer hora do dia? Temos! Um potinho decorado repleto de carinho para a criança ter sempre por perto é puro amor. As mensagens podem ter apelos diversos: apoio, força, motivação, amor, reconhecimento... O importante é que sejam mensagens sinceras e pensadas especialmente na criança presenteada.
 
2. Vale-atenção

Um envelope contendo "vales-atenção" que, ao serem sacados, significam atenção plena para a criança, sem distrações como TV ou celular. Ah, sim, para evitar que esses vales sejam usados em plena reunião com o chefe, vale fazer combinados antes.
 
3. Ticket-evento em dupla

Que tal alguns eventos exclusivos só para vocês dois? Sessão cinema, brigadeiro de colher, noite do pijama, passeio no parque, almoço especial, dormir agarradinho... Um momento de interação única entre vocês para reforçar os laços de amor e intimidade.
 
4. Amuleto da sorte (ou da proteção)

Aqui vale atribuir a um objeto um significado especial. Um ursinho de pelúcia que vela pelo sono, uma caneta da sorte, um saquinho de pedras naturais que servem como amuletos diversos, um colar ou pulseira com um poder especial de proteção. Presentes não precisam ter alto preço, mas, sim, alto valor. Os melhores são aqueles dados com carinho e amor genuínos – e as nossas crianças valorizam muito isso, acredite.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.

Leia outros artigos de Carol Stange: