quinta, 28 de março de 2024
Finanças em famíliaCOLUNA

Finanças em família

Carol Stange

Educadora em finanças pessoais e criadora da marca “Como enriquecer seu Filho”.

Entenda a influência que as crianças exercem na hora do consumo

Se você vai sair para o comércio e vai levar seu filho, antecipe algumas situações que podem acontecer e estipule limites para o passeio.

16 outubro 2020 - 12h12
Entenda a influência que as crianças exercem na hora do consumo

Não deve ser nenhuma novidade para você que, quando acompanhamos nossos filhos, gastamos mais! É um chocolate aqui, um brinquedo baratinho que estava no caixa ali chamando por nós. Mas, mesmo sabendo que extrapolamos nessas ocasiões, as estatísticas surpreendem: 7 em cada 10 pais admitem que gastam mais quando estão na companhia das crianças; e quase 9 afirmam ser influenciados pelos filhos na hora das compras.

Sair com os filhos dá trabalho, pois demandam atenção, pedem coisas  (principalmente quando são mais novinhos), mas é justamente essa a nossa chance de ensinar o valor do dinheiro, mostrar como analisar quanto as coisas custam, descobrir se o item é caro ou barato para a nossa realidade financeira familiar, se o item é supérfluo ou necessário, se a promoção vale a pena.

Mas o que costuma acontecer com frequência é que nós, pais e mães de “coração mole” ou pais e mães sempre correndo contra o relógio, fazemos o quê? Cedemos aos pedidos dos nossos pequenos, compramos itens dos quais não precisamos, gastamos dinheiro que poderia estar comprometido para outra finalidade e perdemos a chance de ensinar sobre prioridades e planejamento de compra.

Se você vai sair para o comércio e vai levar seu filho junto, antecipe algumas situações que podem acontecer (guloseimas, brinquedos...) e estipule limites para o passeio. Nesse momento, vão aparecer chances de você precisar relembrar sobre as regras de compras no meio da loja, por exemplo. Mas pense que cumprir o orçamento planejado é uma habilidade financeira aprendida, algo que leva mesmo algum tempo. O importante é persistir e começar a educar sobre finanças desde cedo. 

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.