sexta, 29 de março de 2024
Finanças em famíliaCOLUNA

Finanças em família

Carol Stange

Educadora em finanças pessoais e criadora da marca “Como enriquecer seu Filho”.

Brasileiros vivem no limite de suas finanças

Antes de buscarem riqueza, pessoas precisam aprender a se planejar e a controlar os gastos

18 fevereiro 2022 - 12h36
Brasileiros vivem no limite de suas finanças

Segundo dados divulgados pela Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), desenvolvida pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), pela 1ª vez em 13 meses o número de famílias endividadas recuou. Foi de 76,3%, em dezembro de 2021, um recorde para a série mensal, para 76,1% em janeiro.

Mesmo com esse recuo, ainda é o 2º maior percentual nos últimos 12 meses.

O brasileiro está vivendo no limite de suas finanças. O I-SFB, Índice de Saúde Financeira do Brasileiro, criado pelo Banco Central, construiu um grande banco de dados sobre as finanças do brasileiro, que mede a saúde e o bem-estar financeiros do indivíduo e abrange 5 conceitos de saúde financeira:

1. Capacidade de cumprir as obrigações financeiras correntes

2. Ser capaz de tomar boas decisões financeiras.

3. Ter disciplina e autocontrole para cumprir objetivos.

4. Sentir-se seguro quanto ao futuro financeiro.

5. Ter liberdade de fazer escolhas que permitam aproveitar a vida. 

Em uma escala de 0 a 100 pontos, onde as faixas de Saúde Financeira se dividem em: ruim, muito baixa, baixa, ok, boa, muito boa e ótima, a maioria dos entrevistados atingiu pontuação suficiente para ficar na faixa "muito baixa", onde há risco de atingir uma situação financeira crítica - e por crítica, entende-se como ter um pé no endividamento crônico e o outro, na falta de controle financeiro.

É preciso “voltar uma casa"

As pessoas geralmente gostam de saber quais os melhores investimentos da bolsa e os livros mais vendidos sobre como ficar rico e investir em algo mais seguro. Mas, alerto que precisamos voltar “uma casa nesse tabuleiro”.

O brasileiro precisa saber quanto ganha (salário líquido), quanto gasta e com o quê, e ter planos futuros precificados e datados são os passos iniciais para qualquer um que queira ter as finanças sob controle.   

Sem esses dados, comprar ações da empresa da moda se resume a um tiro rápido e aleatório que, além de não contribuir efetivamente para a saúde financeira, atrapalha o planejamento financeiro pessoal e de investimentos.

Seis em cada dez brasileiros consideram que a maneira como cuidam das suas finanças não lhes permitem aproveitar a vida. Outros tantos convivem com estresse financeiro diário, brigas familiares e o eterno jeitinho para fechar o mês equilibrando receitas e despesas.

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.