quinta, 25 de abril de 2024
Acordo de Cooperação

Vibra Energia (BRDT3) e ZEG Biogás assinam acordo para fomentar o mercado de biometano no Brasil

Acordo de Cooperação permitirá que as empresas ofereçam soluções integradas de produção de biometano ao setor de açúcar e etanol

31 agosto 2021 - 11h25Por Redação SpaceMoney
Vibra EnergiaVibra Energia - Crédito: Divulgação

A Vibra Energia e a ZEG Biogás assinaram, nesta segunda-feira, um Acordo de Cooperação para oferecerem aos fornecedores de etanol da Vibra uma solução integrada de produção de biometano.

Segundo projeções das empresas parceiras, o Brasil possui potencial viável anual de produção de 10 bilhões m³ de biometano, o que equivale a um terço da demanda atual por gás natural no país, sendo aproximadamente 30% dele oriundo da vinhaça da cana-de-açúcar.

A substituição de combustíveis fósseis pela exploração de todo potencial de vinhaça poderia evitar as emissões de até 10 milhões de toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) por ano - o equivalente a 70 milhões de árvores plantadas. O biometano é um combustível totalmente renovável e que pode substituir diversos combustíveis fósseis como o gás natural, diesel e GLP.

Para as mais de 300 usinas de etanol pertencentes aos 60 grupos industriais fornecedores de etanol da Vibra, essa é a oportunidade de viabilizar uma solução ambientalmente adequada para a vinhaça e efluentes de seus processos produtivos, o que também contribui para melhoria na produtividade do solo, com a consequente melhora dos resultados operacionais da usina.

"Com esta parceria, a Vibra e a ZEG aliam a expertise da ZEG na produção de biometano com a capacidade da Vibra de acessar os principais produtores de açúcar e etanol do Brasil", afirma Marcelo Bragança, Diretor Executivo de Operações, Logística e Sourcing da Vibra. "A parceria com a ZEG foi certeira. Eles possuem uma tecnologia própria que conta com a melhor solução em biodigestor para vinhaça do mundo, além de ser altamente eficiente em custos", completou.

A partir do acordo, as duas empresas traçarão planos de trabalho detalhados junto a cada fornecedor de etanol que se interesse pela solução do biometano. O suporte começa nas definições de capacidade de produção e identificação de potencial de consumo interno e na região, passando por projetos de engenharia para implantação e elaboração de estudo de viabilidade econômico-financeira do projeto. As empresas também ajudarão a definir o modelo de negócios que será utilizado para explorar a oportunidade.
 

*Com informações da Agência de Comunicação da Vibra Energia e da ZEG