sexta, 19 de abril de 2024
Aquisições

Qualcomm (QCOM34) e SSW Partners vão comprar Veoneer em acordo de US$ 4,5 bilhões

Acordo foi selado na última segunda-feira (4)

05 outubro 2021 - 08h24Por Reuters

Por Anna Ringstrom e Helena Soderpalm, da Reuters - A fabricante de chips Qualcomm (NASDAQ:QCOM) (QCOM34) e a SSW Partners chegaram a um acordo para comprar o grupo de tecnologia automotiva Veoneer (NYSE:VNE) por US$ 4,5 bilhões, informou a empresa sueca na segunda-feira (4).

A experiência da Veoneer em fazer sistemas avançados de assistência ao motorista a tornou um alvo de aquisição atraente para a Qualcomm e a canadense Magna.

A Qualcomm se ofereceu em agosto para comprar a Veoneer com um acréscimo de 18,4% sobre uma oferta de julho no valor de aproximadamente 3,8 bilhões de dólares feita pela Magna, que já havia sido aceita pelo conselho da Veoneer.

A Veoneer informou que a Qualcomm e a SWW Partners, uma parceria de investimento com sede em Nova York, a comprariam a 37 dólares por ação em dinheiro.

A Qualcomm assinou neste ano um acordo de colaboração com a Veoneer para desenvolver uma plataforma de software e chip para sistemas de assistência ao motorista, chamada Arriver.

A Veoneer disse que a SSW Partners compraria todas as ações em circulação da Veoneer e venderia o negócio Arriver para a Qualcomm, mantendo o negócio de fornecedores Tier-1 da Veoneer.

"Esta estrutura de transação facilita o sucesso de longo prazo de todos os negócios da Veoneer", disse a empresa.

A Magna tinha interesse semelhante em comprar a Veoneer, já que tenta competir com fabricantes como Aptiv, Bosch e Continental.

A Veoneer disse que encerrou seu antigo contrato de aquisição com a Magna. Em uma declaração separada, a Magna informou que a Veoneer pagará uma taxa de rescisão de 110 milhões de dólares.