quinta, 28 de março de 2024
Bolsa de valores

Payroll, taxa de desemprego, serviços, reforma do IR: 4 assuntos para observar na sexta-feira

S&P 500 subiu nesta quinta-feira (2), enquanto os investidores aguardavam o relatório do governo sobre a conjuntura do mercado de trabalho

02 setembro 2021 - 19h00Por Investing.com
 - Crédito: Jason Briscoe via Unsplash

Por Dhirendra Tripathi e Ana Julia Mezzadri, da Investing.com - O S&P 500 subiu nesta quinta-feira (2), enquanto os investidores aguardavam o relatório do governo sobre a conjuntura do mercado de trabalho em agosto após números decepcionantes de folha de pagamento privada na quarta-feira (1º), mas excelente notícias em relação a novos pedidos de auxílio-desemprego.

Enquanto setor, a categoria de energia avançou mais de 2%. Os preços do petróleo também subiram 2%, depois de uma redução dos estoques na semana passada e um acordo dos países produtores de petróleo para continuar elevando a produção. No Golfo, grande parte da capacidade de refino e produção dos EUA continuou suspensa após o furacão Ida.

NASDAQ Composite, fortemente influenciado pelo setor de tecnologia, e o índice de tecnologia do S&P ficaram no vermelho, depois que algumas das maiores empresas do setor viram sua recente tendência de alta se estagnar.

As ações dos EUA vêm atingindo altas recordes nas últimas semanas, em consequência de uma robusta temporada de resultados corporativos e da esperança de apoio contínuo do banco central, sustentando o nível de confiança.

Os dados da quinta-feira mostraram que o número de americanos dando entrada em novos pedidos de auxílio-desemprego caiu na semana passada.

Apesar das enchentes fatais na cidade de Nova York, as negociações em Wall Street funcionaram normalmente.

No Brasil, por outro lado, o Ibovespa terminou o dia em queda de 2,28%, seguindo números abaixo do esperado para produção industrial e, principalmente, a aprovação da reforma do IR na Câmara dos Deputados.

Aqui estão quatro coisas que podem afetar os mercados amanhã:

1. Reforma do IR

A aprovação da reforma do IR pela Câmara dos Deputados, no final da tarde de quinta, surpreendeu negativamente o mercado deve seguir repercutindo ao longo da sexta-feira. O texto agora segue para aprovação no Senado.  

2. Payroll

As contratações provavelmente desaceleraram consideravelmente em agosto, após crescer em seu ritmo mais rápido em quase um ano em julho. Os empregos não agrícolas provavelmente adicionaram 750.000 postos em comparação com os 943.000 de julho. O Bureau of Labor Statistics (Departamento de Estatísticas do Trabalho) anunciará os dados na sexta-feira, às 9h30.

3. Taxa de desemprego

No processo, a taxa de desemprego provavelmente caiu para 5,2%, em relação a 5,4% em julho, de acordo com os analistas acompanhados pelo Investing.com.

4. Atividade do setor de serviços

atividade de empresas não manufatureiras ou de serviços provavelmente ampliou 62,8 em agosto, em comparação com 67 em julho. Uma leitura acima de 50 indica expansão econômica. Esse relatório sai às 11h.

--Com contribuição da Reuters