sexta, 19 de abril de 2024
Aprendizagem

B3 (B3SA3) e QR Asset Management lançam curso sobre como investir em criptoativos

Objetivo é ensinar investidores a operar essa classe de ativos sem maiores riscos

08 setembro 2021 - 15h20Por Investing.com
 - Crédito: André François/Unsplash

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - A B3 (B3SA3) e a QR Asset Management, gestora de recursos da holding QR Capital, estão lançando um curso sobre criptoativos na bolsa. O curso “Como investir em cripto na bolsa” é gratuito, online e tem como objetivo ensinar investidores a operar essa classe de ativos sem maiores riscos.

As inscrições começam no dia 13 de setembro, mas já é possível fazer uma reserva da vaga no site. Quem concluir o curso receberá um certificado assinado pela B3.

O conteúdo das aulas é didático e foi construído levando em consideração a amplitude de perfis de investidores e faixas etárias. Alexandre Ludolf, Diretor de Investimentos da QR Asset, ressalta que é importante que o investidor entenda sobre o assunto para que ele tenha autonomia de estruturar sua carteira e tomar decisões.

Christianne Bariquelli, superintendente de Educação da B3, diz que a educação sobre os criptoativos se faz necessária diante do aumento da participação de pessoas físicas no mercado de renda variável e das notícias recentes sobre esquemas e crimes envolvendo bitcoin que podem reavivar as antigas descrenças sobre essa classe de ativos.

Confira o conteúdo completo do curso.

Módulo I - Entendendo o Bitcoin e Criptoativos

Aula 1 - Como funciona o Bitcoin - Fernando Ulrich

Na aula inaugural do curso, com introdução dos conceitos básicos de Bitcoin e da tecnologia blockchain de um jeito simples e descomplicado. Aliado a isso, haverá explicação sobre os riscos inerentes ao comprar um ativo digital.

Aula 2 - Cenário Macroeconômico - Fernando Ulrich

Na segunda aula vai apresentar como o Bitcoin ganhou tração no atual cenário macroeconômico, por que grandes nomes do mercado financeiro começaram a adicionar um pouco de Bitcoin em suas carteiras e como investidores institucionais vem ganhando exposição regulada, segura e transparente à criptomoeda.

Aula 3 - Bitcoin vs. Ouro - Fernando Ulrich

Qual é a reserva de valor mais eficiente do mundo? A terceira aula vai investigar quão avançada está a adoção do Bitcoin, entender os riscos de investir na fronteira de inovação da tecnologia financeira e analisar a opinião de grandes especialistas do mercado para entender se o criptoativo pode ser considerado um "ouro digital".

Módulo II - Mitos e Verdades sobre os Criptoativos

Aula 4 - Bitcoin como meio de pagamento - Fernando Ulrich

Explorando os mitos e verdades sobre os criptoativos, o Módulo II começa com uma aula sobre o Bitcoin como meio de pagamento. Haverá a explicação de como transacionar o criptoativo é amplamente seguro e verificável. Além disso, aprendizagem de como não cair em golpes que solicitam sua chave privada, como adotar boas práticas de segurança e como armazenar o seu patrimônio da forma mais segura possível.

Aula 5 - Proof of Work vs. Proof of Stake - Fernando Ulrich + Marcelo Carmo, CFA

Qual é a melhor forma de obter consenso em uma blockchain? A quinta aula vamos entender mais como funcionam os mecanismos de verificação do Bitcoin e Ethereum. É verdade que o Bitcoin é um ativo anti-ESG? O Ethereum pode ser considerado um ativo limpo?

Aula 6 - Crimes cibernéticos e pirâmides - Fernando Ulrich + Rafael Izidoro

Frequentemente associado a crimes cibernéticos, os criptoativos sofrem com um estigma negativo na sociedade. A sétima aula vai buscar o entendimento sobre como a rede Bitcoin lida com segurança, pune criminosos e como instituições vem adotando as melhores práticas do mercado para custodiar seus Bitcoins de forma segura.

Módulo III - Investindo em Cripto na bolsa

Aula 7 - Vantagens do investimento em ETFs - Fernando Carvalho

Autonomia na diversificação, liquidez ampla e segurança garantida. Na sétima aula, serão abordadas as razões que justificam a estratégia de ETFs Monoativo, como o QBTC11, o 1º ETF 100% Bitcoin da América Latina, e o QETH11, o 1º ETF de Ethereum do Brasil.

Aula 8 - Como investir e operar criptoativos na bolsa de valores (B3) - Alexandre Ludolf

Sempre quis investir em criptoativos e nunca soube como? Na oitava aula, veja detalhes sobre como se expor ao Bitcoin e Ethereum na bolsa de valores através da sua corretora favorita. Vamos explicar também os fatores de risco que acompanham esse tipo de investimento e como você pode realizar pequenas adições de ativos digitais em sua carteira.