quinta, 18 de abril de 2024
Em queda

Apple cai com decisão judicial que proíbe forçar desenvolvedores a oferecer compras dentro dos apps

Por aqui, os BDRs da gigante de tecnologia (SA:AAPL34) tinham baixa de 2,4%

10 setembro 2021 - 16h00Por Investing.com
 - Crédito: Laurenz Heymann/Unsplash

Por Dhirendra Tripathi, da Investing.com - As ações da Apple (NASDAQ:AAPL) caíam 2,75% às 15h30 (horário de Brasília) de sexta-feira, depois que uma juíza decidiu que a fabricante do iPhone não poderia mais proibir desenvolvedores de fornecer links ou outras vias de pagamento fora de seu serviço de compra dentro de aplicativos.

Por aqui, os BDRs da gigante de tecnologia (SA:AAPL34) tinham baixa de 2,4%.

A liminar da juíza Yvonne Gonzalez Rogers veio na disputa pública entre a maior empresa do mundo e a Epic Games, firma por trás do popular game online Fortnite. A decisão levará 90 dias para entrar em vigor.

A Apple cobra dos aplicativos de 15% a 30% por transação em sua plataforma, política que desenvolvedores consideram proibitiva, mas ainda assim a cumprem para estar presente nos aparelhos da terceira maior fabricante de smartphones do mundo. No entanto, houve algum alívio para a Apple na decisão.

A Rogers Corporation (NYSE:ROG) afirmou que a Apple não era monopolista e "o sucesso não é ilegal".

A Epic queria instalar sua própria loja de aplicativos em iPhones, o que permitiria não pagar comissão à Apple. A editora do jogo deu aos consumidores a opção de comprar o Fortnite diretamente de seu site a preço mais em conta. A Apple removeu o jogo de sua loja, o que levou a Epic a entrar com o processo.

De acordo com o pedido, a Epic pagará os danos à Apple por ter violado o contrato, totalizando 30% de toda a receita que arrecadou do iOS Fortnite por meio de pagamentos diretos.

A Apple tomou recentemente medidas para resolver as questões sobre sua política de compra in-app. Isso inclui permitir que os desenvolvedores enviem e-mails aos clientes para possíveis alternativas de faturamento e pagamento direto, em vez de passar pela Apple.

Tags: Apple