quinta, 28 de março de 2024
Investimentos em tecnologia

Número e valores dos unicórnios da América Latina quase dobram a cada ano

Pesquisa do fundo de venture capital Atlantico traça a Transformação Digital na América Latina em 2021

18 outubro 2021 - 17h46Por Redação SpaceMoney

Os investimentos em tecnologia, principalmente de desenvolvimento de produtos e soluções digitais, têm impulsionado e aumentado a economia na América Latina. Essa é uma das constatações do relatório "Transformação Digital na América Latina - 2021", conduzido pelo fundo de venture capital Atlantico, que traça as principais mudanças com a digitalização de diversos setores nos países latino-americanos.

De acordo com o report, a capitalização de mercado das empresas de tecnologia já representa 3.4% do PIB total nesta região, algo que vem aumentando a cada ano. Antes, elas representavam 2.3% e 1.8%, em 2020 e 2019, respectivamente.

Esse aumento vem acompanhado dos números e valores dos unicórnios dos países latino-americanos, que tem praticamente dobrado a cada ano que passa. Em 2018, surgiram apenas 4 unicórnios nesta região. Em 2021, o número de novos unicórnios na América Latina já está em 27 no ano.

O valor de mercado dessas empresas também têm aumentado e muito. Em 2018, os unicórnios latino-americanos movimentaram cerca de 19 bilhões de dólares no ano. Esse número foi crescendo gradativamente com o passar dos anos (35 bilhões em 2019 e 46 bilhões de dólares em 2020), mas teve o seu boom em 2021, alcançando US﹩ 105 bi.

A movimentação das empresas latinoamericanas no mercado dos Estados Unidos também foi destaque no relatório, principalmente das que abriram o capital na América do Norte, como é o caso da VTEX e d.local.

De acordo com o managing partner do Atlantico, Julio Vasconcellos, mesmo que a capitalização de mercado das empresas que abrem o capital localmente tenda a ser menor do que aquelas que abrem o capital nos Estados Unidos, o movimento no Brasil não fica para trás.

"A capitalização de mercado acumulado das 10 maiores empresas de tecnologia que abrem o capital no Brasil também teve um importante crescimento, de três vezes mais, no período de 2010 a 2019. Nos próximos anos vamos ver esses números aumentarem ainda mais, muito pelo potencial que a região possui", finaliza Vasconcellos.

O relatório "Transformação Digital na América Latina - 2021"

O avanço tecnológico na América Latina já vinha acontecendo com o passar dos anos. Os investimentos de capital, tanto de empresas locais como de companhias de outros países, era realidade, tanto que as perspectivas do setor vinham sendo otimistas. A pandemia da covid-19 traçou um novo panorama para os países dessa região, que nos próximos anos devem ser impactados positivamente cada vez, como mostra o relatório "Transformação Digital na América Latina - 2021", divulgado pelo fundo de venture capital Atlantico no dia 20 de setembro.

O documento aborda diversos aspectos da evolução tecnológica na América Latina, levando em consideração todo o fator pandêmico, abrangendo sua análise para diferentes setores que passam pelo processo de transformação digital.